top of page

3 erros cometidos na Introdução Alimentar

1- Oferecer papinhas liquidificadas, com tudo junto e misturado


Já pensou na experiência do bebê que tem sempre os alimentos batidos e não sabe o que é o que?


Descaracterizar os alimentos faz com que ele não reconheça aquilo que está comendo, podendo até dificultar a sua alimentação posteriormente. Por isso, o ideal é que bebê possa ter contato com os alimentos de forma separada, para que ele possa entender o que é aquilo que está comendo!


Dessa forma ele é exposto aos diferentes sabores e texturas, o que contribui para que ele tenha um bom relacionamento com os alimentos e deixa o momento da alimentação mais interessante e divertido ;-)


Então, não há necessidade de descaracterizar os alimentos. E não se preocupe, se o seu filho iniciar a alimentação complementar no momento mais adequado, ele terá as habilidades necessárias para se alimentar de forma segura e digerir os alimentos.


E qual é o momento mais adequado? A recomendação é de ter 6 meses completos e apresentar todos os sinais de prontidão, para prevenção de engasgos!


2 - Oferecer sucos


Com o início da alimentação complementar é recomendado que o bebê mantenha o leite materno, beba água e coma as frutinhas.

Isso porque a fruta tem maior quantidade de fibras, não tem açúcar adicionado e ainda é um exercício para a musculatura da boca e da face do bebê pela mastigação. Além disso, evitamos que o bebê se habitue a tomar suco quando estiver com sede, que poderia gerar dificuldade para tomar água.

O ideal é oferecer sucos após os 12 meses!


3 - Determinar a quantidade pelo bebê


Cada bebê tem a sua individualidade também quando se fala em quantidades de alimentos. Você pode oferecer variedade e qualidade alimentar, o bebê decide a quantidade e quando está saciado, mantendo dessa forma os seus sinais de fome e saciedade respeitados!


Lembre-se da capacidade de autorregulação dos bebês: vamos permitir de forma respeitosa e carinhosa que no processo de aprendizagem da alimentação complementar ela se mantenha :-)


Qualquer dúvida sobre o tema, me mande uma mensagem!



Nutricionista Natália Duarte

CRN3 59350





9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page