top of page

Amamentação e Suplementação

Será que eu preciso tomar algum tipo de suplementação enquanto estou amamentando?


Se você já se fez essa pergunta, segue aqui nesse texto!


O leite materno é o alimento ideal para os bebês, possui nutrientes e anticorpos para defesa que não se encontra em nenhum outro leite! É completo, equilibrado e apropriado para o crescimento e desenvolvimento seu bebê.


É essencial cuidar da saúde física e mental da mulher para que a produção do leite materno se mantenha e seja adequada. Pela demanda de energia desse momento, durante a amamentação, é normal sentir mais sede e fome e até mesmo ter algumas mudanças nas preferências alimentares.


Sabendo disso, é natural pensar que suplementar nutrientes seja algo necessário nesse período de alta demanda materna. E para a pergunta inicial, minha resposta é: depende!


É preciso avaliar o histórico individual, realizando um acompanhamento para saber como está a nutrição materna, se está adequada ou aquém às necessidades da mãe. Tudo deve ser individualizado e antes de mais nada, você não precisa ter uma dieta perfeita para amamentar, mas priorizar uma alimentação que supra a sua demanda de energia e nutrientes fará toda a diferença para sua saúde e, vale lembrar que através do leite o bebê tem contato com os sabores dos alimentos ;-)


Então, pode ser interessante:


- ter uma alimentação variada, fazendo dos alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação

- evitar os alimentos ultraprocessados (pacotinhos industrializados)

- comer e beber água com regularidade.

- respeitar a sua fome e saciedade


Uma rede de apoio presente faz toda a diferença para que isso seja possível!

E quanto aos suplementos, eles não são necessários quando a dieta é balanceada, a avaliação de um profissional qualificado é o que dirá sobre a sua real necessidade!


Qualquer dúvida sobre o tema, me mande uma mensagem!



Nutricionista Natália Duarte

CRN3 59350




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page