Lipodistrofia ginóide, alguma mulher nessa terra não tem?
A danada da celulite é resultado de uma alteração no tecido conjuntivo subcutâneo, com desequilíbrio do metabolismo, da sua circulação e das suas fibras de sustentação. Apesar de ser bastante comum, a gente sabe que pode acabar incomodando.
Para além da estética, algumas pessoas ficam com a região onde a celulite se encontra mais sensível à dor, por ser uma região em que o tecido fica com edema e falta de oxigenação e tem, portanto, a nutrição inadequada.
É, também, um local de tecido mal organizado estruturalmente, já que na celulite, as células adiposas (de gordura) sofrem alterações na sua forma e no volume, as fibras de colágeno são produzidas de forma desordenada e sofrem espessamento, aparecendo micronódulos, contribuindo para a sensação dolorida na pele.
Tem vários fatores que podem dar um empurrãozinho para ela aparecer, como:
hereditariedade
fatores hormonais: principalmente a influência do estrogênio
biotipo
má circulação
alimentação
fatores emocionais (estresse)
estilo de vida
constipação intestinal
disruptores endócrinos
uso frequente de salto alto e calças apertadas
uso de anticoncepcionais
Dá para acabar com ela?
Provavelmente não, mas dá para melhorar sua aparência e o resultado depende do grau em que a celulite se encontra.
E o que podemos fazer?
Beber bastante água
Fazer atividade física
Ter uma alimentação balanceada, rica em frutas, legumes e verduras, que vai promover os nutrientes necessários, antioxidantes e antiinflamatórios para o bom funcionamento do metabolismo - nada de alimentos milagrosos!
Não existe um alimento que possa ser considerado o grande culpado, muito menos uma dieta específica para acabar com a celulite. A alimentação ideal é aquela que atende às suas necessidades, levando em conta sua vida, sua história, suas características e estado de saúde!
Essa é a parte para você alinhar com o profissional de saúde, que também sabe que para melhorar a celulite muitos nutrientes são importantes, como:
vitaminas do complexo B, incluindo B12 e ácido fólico;
magnésio;
zinco;
vitamina E;
O licopeno também ajuda;
o resveratrol;
a curcumina;
isoflavonas;
polifenóis;
as fibras e tantos outros!
Portanto, é como falei, nada de alimentos milagrosos, a ALIMENTAÇÃO VARIADA, com uma orientação adequada e individualizada é a chave, sempre!
E, por último: usar roupas e sapatos confortáveis também ajuda bastante!
Um recado...
Aqui neste post, cabe deixar a reflexão sobre a sua relação com o seu próprio corpo. Aspectos delicados como a auto-estima, a sua consciência corporal e auto-imagem, aliados ao padrão de beleza existente e imposto externamente podem te fazer enxergar o corpo como inadequado, sem que ele seja!
Você pode sim querer mudar, mas esteja plenamente consciente dos seus motivos e necessidades, para além da estética.
Qualquer dúvida sobre o tema, me mande uma mensagem!
Nutr. Natália Duarte
CRN3 59350
Comments