Seu corpo é perfeito: você não precisa de conserto!
Atualizado: 3 de mai. de 2021
Ao longo dos anos aprendemos que precisamos nos consertar, que sempre há algo a ser "melhorado" em nosso corpo. Apesar disso, eu gostaria de dizer que: o que você vê no espelho não é alguém que precisa de conserto, porque a grande questão é que os padrões de beleza mudam e junto deles uma indústria se movimenta.
Em outras palavras, a partir de pressões externas aprendemos a nos desrespeitar em busca de um ideal de beleza. É como se a insatisfação fosse, portanto, uma norma.
A prova disso: mesmo estando em meio a uma pandemia, um dos tópicos mais movimentados é … O corpo feminino... que dizem que “deve ficar em forma”, com uma das tantas dietas disponíveis nas diversas mídias e claro, com muito exercício físico, para "dar um jeito" nos quilos que foram ganhados por estar em casa.
E o que acontece?
Naturalmente o julgamento e a projeção de como deveríamos ser. E a palavra deveria é exatamente o que cabe aqui, porque apesar de termos uma cultura que tenta nos padronizar, não precisamos ser iguais a ninguém!
Você não é frágil, muito menos quebrada para precisar se consertar. Portanto, o que você vê no espelho, a sua imagem, mostra o seu corpo, e cada corpo tem uma história!
Quantas histórias seu corpo te permitiu vivenciar?
O corpo é nosso templo. A saúde é muito mais do que um número marcado na balança: como sentimos o corpo, a mente e o espírito contam muito mais!
Então, estamos falando em aceitação, mas isso não significa que é preciso ter 100% de satisfação e não se pode querer mudar. A ideia é que se possa fazer movimentos de mudança para melhora do bem estar como uma escolha pessoal, e que seja por amor, não por punição ou julgamento.
Quando há aceitação do momento em que se está, é viável avaliar e trazer para consciência o que precisa ser feito, por se valorizar, querer se cuidar de forma íntegra e respeitar o próprio corpo e sua história, independente de modelos ou padrões externos.
O corpo existe para experienciarmos a vida, então sejamos gratos por isso!
Respeito ao corpo:
É possível:
Primeiro: se alimentar bem mesmo sem estar de dieta e se exercitar por saúde, mesmo sem ser magro ou “fitness”
Segundo: valorizar sua saúde independente do seu peso e respeitar seu corpo a partir do respeito por sua história
E não é preciso:
Perder peso para cuidar de você
Gostar de todas as partes do seu corpo para poder se amar como um ser inteiro
Seguir padrões externos para querer mudar
Fazer projeções de acordo com padrões alheios para ter seus sonhos, que só importam a você!
Para resumir tudo que foi dito, deixo a reflexão:
Se alguém te fizesse a pergunta – você considera que tem um corpo perfeito? O que você responderia?
“Para tentar entender alguma coisa, costuma ser mais eficaz deixar de lado suas ideias preconcebidas sobre o assunto e observá-lo em silêncio, de modo que o objeto examinado possa revelar o que deve ser compreendido…”
(Haemin Sunin – Livro: As coisas que você só vê quando desacelera)
