Detox: afinal, do que se trata a destoxificação?

Se você se lembrou do famoso suco verde, já te adianto que não é por aí!

Na verdade, o detox acontece de forma natural em nosso organismo, todos os dias, porque essa é a forma de eliminação das toxinas.

🔸As toxinas são tanto produtos externos - como agrotóxicos, poluição, fármacos, aditivos químicos nos alimentos, metais pesados - quanto produtos do próprio metabolismo (produzidas pelo corpo em seu funcionamento). Elas são eliminadas pelo suor, urina e fezes.

O Detox é realizado por todas as células


Mas, principalmente pelo nosso fígado, intestino e rins, que são capazes de selecionar aquilo que será aproveitado e o que deve ser eliminado, separando o joio do trigo ;-)

O detox não é algo que você faça por opção, simplesmente acontece, sempre!

👉A ideia é tão atrativa por levar a acreditar que uma mudança mágica pode fazer uma limpeza no organismo depois de comer qualquer coisa ou exagerar (é só tomar um suco! 🤷‍♀️). Quem não quer algo rápido hoje em dia? Isso VENDE, muito💰.

Isso significa que podemos comer qualquer coisa?

Ter como base da alimentação produtos ultraprocessados, pobres em nutrientes e ricos açúcar e gordura, aumenta os riscos de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão e câncer, pela forma que nosso corpo conversa com esses alimentos.

Comer esses alimentos em excesso e fazer o suposto “detox” não resolve. É insustentável.

Por outro lado, se nos alimentarmos melhor, fornecemos ao corpo mais vitaminas, minerais, antioxidantes, que são benéficos ao seu funcionamento e à saúde. Naturalmente nos sentimos melhor, porque ficamos mais nutridos!


Qualquer dúvida sobre o tema, me mande uma mensagem!



Nutr. Natália Duarte

CRN3 59350



#celulite #alimentação

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo