top of page

Jejum Intermitente: Funciona?

Podemos entender o jejum intermitente como um padrão em que a pessoa se submete a períodos de privação de alimentos de forma voluntária, esses períodos são de pouca ou nenhuma ingestão energética, intercalados com períodos de ingestão normal de alimentos e bebidas.


Emagrece? Sim... Porém....


👉 Sim, ficar em jejum vai fazer você emagrecer. Porém, os estudos científicos mostram que isso acontece pela melhora no padrão alimentar e de sono, ou seja: mudanças no ritmo metabólico e não pelo jejum em si.


👉 Além disso, a redução do Índice de Massa Corporal (IMC) presente nos estudos ocorre por uma possível desidratação, pela ausência da ingestão de líquidos durante o JI.


❗️Portanto não, o jejum intermitente NÃO é mais efetivo do que ter uma alimentação de qualidade.


❗️Os estudos também mostram que os níveis de sentimentos positivos caem para quem realiza o JI. Então, será que vale a pena passar um dia comendo só 25% das necessidades calóricas - aproximadamente 500 - 800 Kcal? Eu tô fora … 😜


⚠️Dietas de alta restrição calórica, como é o caso do jejum intermitente: aumentam o apetite, diminuem o metabolismo e contribuem para o efeito sanfona.


Restrição pode gerar compulsão, fique atento com isso


✅ Buscar um padrão de vida mais saudável, com alimentação baseada em alimentos in natura e redução dos alimentos ultraprocessados, além de prática de exercícios físicos regulares pode ser bem mais interessante


✅ Analisar criticamente as informações divulgadas a respeito de dietas nas mídias é de grande importância 😉


✅ Se tiver dúvida sobre alimentação, antes de tomar uma decisão a respeito de dietas, procure um Nutricionista 🌹


Qualquer dúvida sobre o tema, me mande uma mensagem!



Nutr. Natália Duarte

CRN3 59350



40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page