top of page

Qualidade do Sono x Sensação de Fome

O nosso corpo tem um ritmo de funcionamento, é literalmente como um reloginho, sincronizado com o dia e a noite ⏱️ Por isso, hoje eu vou falar sobre o sono 😴

Dormir é extremamente necessário para o seu corpo relaxar e se reorganizar.

Poucas horas de sono tem super relação com alterações na saúde e no peso, sabiam?


A falta de sono atrapalha o equilíbrio dos principais hormônios que controlam o apetite


… lembra do relógio biológico que falei?


Quando o sono não está legal, acontece uma desregulação nos hormônios da fome e da saciedade, aumentando a secreção de grelina e reduzindo a de leptina.


Além disso, acontece a diminuição da tolerância à glicose e diminuição do hormônio TSH, que tem a ver com o controle do metabolismo.


👉 Ou seja, o resultado é o aumento da fome e do apetite e você também vai ter mais um tempinho para comer alguma coisinha, já que ainda está acordado! 🤷 O cansaço gerado pela falta de sono desencoraja até a atividade física né? Fora a fadiga, estresse… que por si só já fazem com que a gente queira comer mais...🤐


Alimentos podem ajudar na qualidade do sono


Alguns alimentos tem esse potencial, como aqueles que contém magnésio, fitomelatonina e vitaminas b6, b9 e b12, eles são fundamentais.


Aqui vão alguns exemplos:


A chia, as amêndoas, a semente de abóbora, a aveia em flocos, o ovo cozido e o pistache, o peixe, os alimentos verde escuros, o tomate, a maçã e os feijões. E esses são apenas exemplos, então, vale o de sempre: ALIMENTAÇÃO COLORIDA E VARIADA!


E o carboidrato?


Um detalhe: o carboidrato é bastante importante para que aconteça a disponibilidade adequada do aminoácido triptofano ao corpo e então a produção adequada de melatonina. Não corte o carboidrato!!! ;-)


Outros fatores devem ser considerados:


🔸É preciso estabelecer uma rotina, com horários para acordar, realizar as refeições (de preferência sem pular refeições) e dormir também.

🔸Então, descubra quantas horas de sono são legais para você (geralmente algo entre 6h e 8h dormindo são suficientes)... e que tal colocar um despertador para te lembrar de ir dormir? 🤔🙂


Outra coisa importante para melhorar a rotina de sono é reduzir a luminosidade artificial no período da noite e evitar eletrônicos antes de dormir 🙃😘



Qualquer dúvida sobre o tema, me mande uma mensagem!



Nutr. Natália Duarte

CRN3 59350



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page