SOP: Síndrome dos Ovários Policísticos

A SOP é a síndrome dos ovários policísticos, um distúrbio endócrino-metabólico comum, de etiologia desconhecida que chega a afetar 17% das mulheres em idade reprodutiva.


Sinais e Sintomas


Algumas características, são comuns nas mulheres com SOP: o hirsutismo (excesso de pelos), distúrbios menstruais, acne, alopecia (queda de cabelos), anovulação, dificuldade de perder peso e resistência a insulina. Por isso, pode haver impacto emocional na vida destas mulheres.


Diagnóstico da SOP


O diagnóstico é realizado pelo médico especialista, com uma combinação de análises laboratoriais e histórico clínico do paciente.


SOP e os sinais de Fome e Saciedade


Quem apresenta SOP tem a regulação dos sinais de fome e saciedade prejudicados e tem propensão a uma alimentação mais rica em gorduras saturadas e alimentos com alto índice glicêmico.


O tratamento


O tratamento é multiprofissional e inclui mudança de estilo de vida, ou seja, cuidados com a alimentação e atividade física são indispensáveis, além de atenção a outros aspectos como sono e gestão de estresse. Portanto, a melhora na qualidade de vida é fundamental para corrigir o desequilíbrio!


Nutrição e SOP


No caso da SOP, a nutrição tem objetivos específicos, como melhorar a resistência à insulina, as funções metabólicas e reprodutivas.


Uma alimentação equilibrada pode trazer benefícios tanto a curto prazo quanto no longo prazo, apoiando a melhora na sensibilidade à insulina e reduzindo o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2, hipertensão, distúrbios lipídicos, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer como o de mama e endometrial.


Na Prática...


Isso significa aumento no consumo de fibras e alimentos com baixo índice glicêmico e melhora na qualidade da gordura que compõe as refeições com redução de ácidos graxos saturados e trans e atenção a possíveis deficiências como vitamina D, selênio, magnésio, cromo e ômega-3.


Para saber mais sobre mudanças na alimentação e SOP, consulte um nutricionista. Cada pessoa é um universo diferente e portanto terá um tratamento diferente 😉


Qualquer dúvida sobre o tema, me mande uma mensagem!



Nutr. Natália Duarte

CRN3 59350



#celulite #alimentação

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo